Vacina
O que é a vacina?
Uma vacina é uma preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença em particular. Uma vacina contém um agente que se assemelha a um microrganismo causador de doenças.
Entenda como funciona a vacina:
Basicamente, quando o nosso corpo é afectado por uma substância estranha ao nosso organismo, o nosso corpo reage produzindo anticorpos ou seja, proteínas que ajudam na defesa contra o invasor. Mas, acontece que a produção dos anticorpos não é feita na velocidade suficiente para prevenir a doença, e é precisamente isto que faz com que a pessoa adoeça.
A vacina é muito importante porque irá precisamente estimular e ajudar o corpo a responder de forma rápida os invasores do organismo. E é isso que se chama de imunidade, a capacidade que o organismo tem em se defender, fazendo com que a pessoa não a doença. Portanto, a vacina é uma ajuda ao nosso sistema imunológico.
Muitas doenças no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública graças ao sucesso na descoberta de diferentes vacinas. Hoje algumas doenças como a poliomielite, sarampo, rubéola, tétano etc, são "praticamente" inexistentes devido a vacina.
O que poderá acontecer ao nosso corpo logo depois de ter tomado a vacina?
O corpo poderá reagir de muitas formas. Algumas reações normais que podem ser verificadas são:
-Dores no local aonde a pessoa recebeu a vacina;
-Febre;
-Dores de cabeça
-Mal estar etc.
*Para quem deseja visitar a Guiné-Bissau, estas são as vacinas:
Obrigatória
Febre Amarela
Recomendáveis
- Hepatite A, B e C
- Tétano
- Febre Tifoide
*Cada país tem o seu próprio programa de vacina. Deste modo, convêm informar através da autoridade competente quais são as vacinas obrigatórias e quais são as vacinas aconselháveis.