Doenças Respiratórias

As doenças respiratórias estão entre as doenças mais comuns responsáveis pela morte de milhares de pessoas no mundo.

Segundo o Fórum Internacional de Sociedades Respiratórias, as principais doenças respiratórias são:

Doença pulmonar obstrutiva crônica(DPOC);

Asma;

Infecção aguda do trato respiratório inferior

Tuberculose;

Cancro de pulmão.


Neste mesmo documento podemos observar o seguinte:

A doença pulmonar obstrutiva crônica - Afeta mais de 200 milhões de pessoas no mundo das quais 65 têm doença arterial moderada ou grave. Tudo indica que a maior causa desta doença é o tabaco (o fumo, porque ela causa destruição do tecido pulmonar (enfisema) e obstrução das pequenas vias aéreas com inflamação e muco (bronquite crônica), fazendo aparecer sintomas cardinais da DPOC, ou seja, falta de ar e tosse.

Asma - Afecta cerca de 334 milhões de pessoas no mundo. Esta doença tem aumentado durante as últimas três décadas. É uma doença que afecta todas as idades, raças e etnias. Não se sabe ao certo quais são as causas do aumento global da asma, mas alguns factores que podem mencionados são: a predisposição genética, agentes ambientais esternos, infecção do trato respiratória interior, a composição do microbioma das vias respiratórias, e os fatores dietéticos.

Tuberculose - Em 2015, houve 10,4 milhões de novos casos de tuberculose. Subestima-se que destes, um milhão eram crianças, porque o diagnóstico de tuberculose pediátrica é um desafio. Em 2015, foram estimados 480.000 novos casos de tuberculose multirresistente, e outras 100.000 pessoas desenvolveram a doença resistente a rifampicina(Medicamento utilizado na cura da tuberculose).


Infecção aguda do trato respiratório inferior - A infecção do trato respiratório inferior e pneumonia são uma das principais causas de morte que representam mais de 4 milhões de óbitos por ano. Para termos uma noção, as infecções do trato respiratório inferior matam mais pessoas do que o vírus da imunodeficiência humana (HIV), a tuberculose e a malária combinadas.

A pneumonia por sua vez, é a segunda causa principal de morte de mortalidade prematura e uma das causas mais frequentes de hospitalização.

Cancro de pulmão - O cancro de pulmão é o câncer mais fatal a nível global, e continua a ser o câncer mais comum entre os principais cânceres no mundo. Alguns dos fatores de risco incluem: a exposição passiva ao fumo do tabaco, combustível de biomassa, escape de diesel, radônio, amianto e outros carcinógenos ambientais e laborais.

Portanto, é muito importante estar atento aos factores acima mencionados, visto que muitos deles podem ser evitados ou reduzidos.




Acesse o link abaixo para obter mais informações e conhecer melhor a fonte.



https://www.who.int/gard/publications/The_Global_Impact_of_Respiratory_Disease_POR.pdf



Hipertensão
Hipotensão

Insuficiência Renal

Pneumonia
Tracoma
Tuberculose
Hepatite
Bronquite

Cancro

Cardiomegalia
Diabete
Diarreia