Estudo - Efeitos da BCG no absentismo dos profissionais de saúde nos PALOP
Portugal e Dinamarca vão estudar os efeitos da vacina do bacilo Calmette-Guérin(BCG), contra o coronavís(Covid19), nos professionais de saúde dos respectivos países: Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.
O que se pretende com este estudo segundo a professora de Saúde Pública e Epidemiologia do IHMT, Inês Fronteira, é perceber se a vacina do bacilo Calmette-Guérin (BCG) contribui para diminuir a incidência ou a severidade dos casos de covid-19.
O estudo deverá iniciar nos finais de Julho, e tem como tempo de duração previsto 18 meses. Ao que tudo indica, este estudo vai abranger 1.200 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e administrativos em contacto directo com doentes, que serão separados em dois grupos, sendo administrada a vacina a um dos grupos e ao outro um placebo.O projeto será coordenado por Christine Benn, da Universidade do Sul da Dinamarca, e Inês Fronteira e Paulo Ferrinho, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, e contará com uma equipa de investigadores dos países africanos, liderada, em Cabo Verde por Isabel Araújo da Universidade de Cabo Verde, na Guiné-Bissau por Amabélia Rodrigues, e em Moçambique por Pedro Aide, do Centro de Investigação em Saúde de Manhiça.
Considerando o número de vítimas do coronavírus covid 19 a nível mundial é muito fácil entender a importância deste estudo.
Data: 1-06-2020
Fonte: Lusa